26 de fev. de 2011

Lembrancinhas

Nesta segunda feira ao acordar com que me deparo... um lindo chapéu listrado todo colorido com um palhacinho e outro num vasinho verde todos de plastico pintado, quase pirei de tão fofos e lindos que são.
Então as peguei levei pra escola e a reação de todos ainda bem , foram semelhantes a minha.
A ideia que tivemos foi de modifica-las por coelhinhos, pois estamos proximos da páscoa, mas tambem usar os palhacinhos no dia das crianças ....
Muito facil de fazer e montar eu AMEI!!!!!

Trabalhando a Autonômia

Autonômia

Estavamos em sala trocando as roupas para a hora da saida, quando uma aluna sai,entra no banheiro dizendo alto " XIXI" e pra lá foi, usou, voltou e  continuou a brincar....
A reação de minha colega de classe e claro a minha foi nada menos que uma surpresa e assim continou sucessivamente aluno após aluno , sem que ensinassemos.
Foi então que decidimos trabalhar a autonômia de nossos alunos, e está dando certo , pois como temos a porta em frente pra sala ensinamos a eles pedirem e irem ao banheiro sozinhos e lá vão aquelas mini pessoas já abaixando a calça ou levantando o vestido e usando o banheiro como adultos.
Como professora isto é mais que ótimo, vimos que já não são tão imaturos, e nem tão dependentes de nós pra fazer coisas simples.
E o comentário do pessoal da escola , incluindo diretor e coordenadora ....Parabéns .

Como trabalhar a autonômia:

- Ensinar a pedir pra usar o banheiro
- Dar peças de roupas pra trocarem
- Pedir que tirem alguma peça de roupa tambem pra trocar e guardar .
- Guardar brinquedos, materiais e outras coisas usadas e espalhadas pela sala
- Tirar e colocar os próprios sapatos ou sandálias



19 de fev. de 2011

Trabalhando a agressividade

Nesta segunda semana de adaptação iremos trabalhar com a agresividade.

Apesar de estarmos proximos do carnaval é uma otima fase de trabalhar com isto, pois crianças entre 2 e 3 aos ainda não conseguem entender perfeitamente seus sentimentos nem muito menos controla-los, conclusão saem batendo , mordendo e empurrando qualquer um ou a todos mesmo.
Pensando nisto eu e minha colega de classe pensamos em trabalhar a agressividade com algo que não só as meninas como os meninos gostam e nesta fase brincam sem distinção de gêneros ( serve para um e não para o outro).

Trabalhando com a Agresividade:
Objetivo:
- brincar de faz de contas
- desenvolver o relacionamento interpessoal

Material:

- bonecas de plástico

- piscina de plastico

- área externa da escola ( patio ou parque)


Procedimento:

- Roda de conversa

- Após explicação cada aluno pegara uma boneca de plástico e brincarão de papais e mamães, cuidando, trocando roupa, fralda, fazendo carinho e finalizando com o banho.


Justificativa:

O intuito desta ativiade é a de trabalhar com a agressividade muito presente nesta fase , principalmente que muitos são filhos unicos e acabam de sair do convivio familiar , para um espaço onde tudo é dividido inclusive a atenção das professoras.

Mostramos tambem que cada um deve respeitar e aceitar seus colegas de classe, atraves do faz de contas cada aluno passara a transmitir seus sentimentos e cuidados, aprenderão que podem falar , chorar e aos poucos saberem controlar e expressar seus sentimentos quanto a determinada situação e/ou gestos e atividade realizadas, principalmente quando está junto, ou realizando, ou brincando e dividindo algo com os demais colegas.

Esta atividade pode ser trabalhada de diversas formas e varias vezes sempre utilizando o dialogo e explicando o por que de estarem fazendo-a.

Pode usar na sala cartazes de boas maneiras e comportamentos como as regrinhas , tambem desenos livres acompanhados de musica bem suave.

Semana de adaptação

Neste ano peguei uma sala que me relembrou o inicio de meu rabalho numa escola de ed. infantil.
Estou no Mini grupo ou maternal.
Não é ruim e gostosinho eles são fofos e espertos...mas aja paciencia e trabalhos criativos animados e divertidos temos que realizar para dar conta de tanto pique e sede de aprendizagem que eles tem.
Então passo a pesquisar rever alguns materiais que usava e claro alguns novos, para melhor ensina-los.

 Primeira Semana de Adaptação:

Atividades Propostas:

O Aniversário do Bebê
Duração: uma semana
Idade: 2 a 3 anos

Objetivo: promover a interação entre todos
              incentivar a coordenação motora
              aprimorar a percepção visual

Materiais: cartazes de aniversário (pode ser feito pela propria professora ou comprado)
               massa de modelar caseira
               balões
               videos de familia ou animados de aniversário

Procedimento:
- Inicia-se a semana com uma roda de conversa falando sobre aniversarios e quem faz no mês.
- Em seguida apresenta-se os cartazes de aniversário,para que todos possam ver e tocar.
- Conta-se a história utilizando os cartazes (lembrando que em cada cartaz há apenas uma frase sobre a imagem em tamanha grande)
- Após a contação de historia a participação dos alunos , inicia-se a criação de massinha de modelar caseira.
Assim iniciamos a semana aprimorando e incentivando a coordenação motora grossa, a percepção visual e tátil.
- Finaliza-se com os balões brincando em sala de aula ou parque jogando, deitando sobre, apertando junto com um amigo.
 E com os videos, onde eles visualizarão, cantarão parabéns e claro comemora junto.

Foi uma semana divertida, alegre e com muita música!!

Receita Massa de Modelar Caseira:

- 2 copos de farinha de trigo
- 1 copo de água
- 2 colheres de óleo
- 1 copo de sal
- anilina colorida, tinta guache ou suco em pó
- saco de plastico transparente para guardar

Preparo:

Miturar todos os ingrediente numa vasilha ,ir amassando até desgrudar das mãos,se ficar muito mole adicionar um pouco mais de farinha.
O ponto é de uma massinha de modelar mesmo, porem nas primeiras horas pode ainda grudar nas mãos ou ficar molhada, quanto mais modelar melhor fica.

Como foi a primeira vez que fiz deixei para colorir com suco em pó, um de uva e outro de laranja , o de uva ficou primeiramente azul e depois cinza e o de laranja ficou um alaranjada bem clarinho, mas o melhor foi o cheiro bem gostosinho e da uma vontade de comer ai ai ai.

Duração da massa: pelas minhas pesquisas vi que duravam de 2 a 3 dias , porem após feita, guardamos num saquinho plastico (aqueles de mercado pra guardar frutas) tirei o ar e guardei no armario.
Conforme os dias passam a massa fica com textura semelhante a massinha comprada e o cheiro do suco de uva permanece.

                                               INGREDIENTES
                                         Profª Shirley com massa de laranja
                                       Profª: Ana (eu) e Shirley com massa de laranja e uva