30 de abr. de 2011

Coordenação

Tema : A maçã

Objetivo:
- reconhecer a cor vermelha
- estimular a coordenação motora grossa
- identificar a fruta

 Duração: um dia

 Procedimento:
 - Roda de conversa: sondagem sobre a cor e a fruta
 - Apresentar a fruta aos alunos e sua cor
 - Brincadeira de indentificação e reconehcimento de maçãs vermelhas e verdes
 - Atividade em folha 

 Materiais:
- folha de atividade
- maças vermelhas e verdes
- gizes de cera
- cola

 Finalização:

Churrasquinho de maçã  
Modelo de atividade
Pinte a maçã de vermelho e cole bolinhas de papel vermelho para decora-lá!

Modelo de atividade pronta
Realizada por um aluno

Plano de aula - forma e cor

Tema: O circulo e a cor vermelha

Duração: uma semana

Objetivo:
- conhecer a forma geometrica
- reconhecer a cor primaria
- relacionar objetos redondos e vermelhos
- identificar circulos grandes de pequenos

Materiais:
- Eva
- color set
- folhas de atividades
- durex colorido

Procedimento:
1º fase: roda de conversa, saber informalmente se os alunos sabem o que é um circulo e conhecem a cor vermelha.
2ª fase: fazer circulos no ar com o dedo e brincar de bolinhas de sabão.
3ª fase: buscar no ambiente escolar objetos circulares( redondos) e objetos vermelhos, compara-los se são pequenos ou grandes e identificando os objetos redondos e vermelhos.
4ª fase: atividade em folha
5ª fase brincadeira de pular nos circulos grandes e nos circulos pequenos feitos no chão com fita colorida (durex).
Finalização:

Conto de História " Chapéuzinho Vermelho".

Atividade em folha
Pinte o Circulo de Vermelho


24 de abr. de 2011

Vamos participar tbm do sorteio, eu já estou !!!!

22 de abr. de 2011

Atividades de Páscoa

1º atividade: coordenação

2º atividade: colagem

3 ª atividade: carimbos de cenouras


Cada atividade foi realizada uma por dia , com alunos de 2 a 3 anos de idade.

- A primeira atividade de coordenação é realizada com tinta sobre o caminho.
- A segunda atividade foi realizada com colagem de  papeis diversos e glitter.
- E finalmente a ultima atividade foi realizada com os dedos fechados dos alunos pintado de laranja e o matinho com pincel na lateral e também pode ser feito com o ossinho do meio do dedo.

Projeto Páscoa

" Coelhinho da páscoa
  Que trazes pra mim?
  Um ovo, Dois ovos, Três ovos assim!
  Coelhinho da páscoa que cor eles são?
  Azul, amarelo e vermelho também!"

Foi com esta musica tão popular e conhecida que iniciamos nossa semana de Páscoa.
Desde o começo até o final foi muita algria e animação com a visista do tão espera coelhinho e seus ovos de chocolate.

O Projeto:

Tema: O coelhinho
Duração: uma semana
Local das atividades:
- sala de aula
- sala de video
- parque e/ou jardim
Materiais:
- folha de atividades
- cola
- papel variados
-tinta guache
Procedimentos:
- 1º fase: Saber o que cada alunos sabe sobre a páscoa e sobre o coelho e seus ovos.
- 2º fase: Conversa sobre o coelho , os ovos de chocolate.
-3º fase: Brincadeira caça aos ovos,
             Conhecendo o coelho de verdade
- 4º fase: Finalização com festa de páscoa, entregas de orelhas de coelho e entregas de lembranças.

Bem nesta semana foi uma expectativa para meus alunos , pois queriam muito ver o coelho de verdade e receber os ovos de chocolate, mais legal e animados foi quando entregamos as lembranças, foi muito legal faze-las e divertido tambem.

Lembranças:

                               Coelhinho de pano                                      

Feito com:
 - 2 toalhinhas de mão,
 - fio mágico ou de nylon
 - olhos e fucinhos de coelho
- 1 bola de isopor nº7


coelho de perfil esquerda


coelho de frente




Parte de trás do coelho
 


coelho de perfil direita

 
<><>
<><>
Coelho azul
 

 
Coelhos com ovos de páscoa
 
 
Turma de coelhos
 

Turma de coelhos




visita do coelho


eu e o coelho



10 de abr. de 2011

Fantoches

Queria fazer fantoches e contar uma historia para meus alunos.
Contudo não tinha muita ideia de que tipo de fantoche usaria, pesquisando e me informando uma colega de sda escola Sheila me falou sobre uns fantoches feitos com caixa de leite, na hora eu quis e para minha felicidade a Prfª Sheila me trouxe no dia seguinte.
O resultado...bem usei  os que ela trouxe e fiz mais dois...ficaram tão lindos , tão fofos...

Materiais:

- caixa de leite
- eva diversos
- cola quente
- tesoura
- régua

Procedimento:

Escolher um bichinho e /ou personagem que quiser e montar , é melhor usar um molde ou ter como referencia uma imagem do que quiser confeccionar.
No meu caso tinha em mente os Tres Porquinhos como ja havia um pronto fiz os dois restantes e o macaco aproveitei e utilizei como o lobo.

Na hora foi incrivel a animação deles a curiosidade em ver e tocar, e na hora do conto todos ficaram atonitos só escutando os olhinhos brilhando de alegria e prestando atenção .
Depois ou antes da contação da historia eé legal deixa-los verem de perto brincarem , usarem a imaginação, sempre aleertando para cuidarem , pois pode estragar né.?

Olha que lindo!!!!!


Porquinho,pintinho e cachorrinho.

Turma de bichinhos reunida.


Livro de Identidade

Como todo começo de bimestre fazemos o Livro de Identidade.
Neste ano eu e minha colega de sala Shirlei, tivemos a ideia de fazê-lo um pouco diferente e o resultado ficou melhor do que o esperado.
Em cada página do livro colocamos partes dos nossos alunos e junto com uma pequena frase.
Bem para saber o resultado só vendo mesmo....

Capa dos livros com nome de cada aluno


Livros de perfil bem colorido
 " Eu sou assim" Foto do aluno
 Ficha de identificação do aluno
 " Neste livrinho guardará um pedacinho da minha doce Infancia".
 " As minhas mãos são pequeninas, mas o carinho que com elas posso fazer não tem tamanho".
 " Com meus pézinhos percorro o meu mundo".
 "Sou pequenino (a), no tamanho e grande na travessura".
" Essa foi uma pequena lembrança de minha doce Infancia".
Mecha de cabelo de cada aluno
 Lembrança  com Nome da Escola
 Ficha de Identidade:

Nome:
Idade
Nome da Mãe:
Nome do Pai:

Peso/altura:
Hospital em que nasceu:
Tinha ou tem alguma mania ( chupar dedo por ex)
Canção de ninar que mais gosta:

Em cada pagina foi pintado com gizes de cera na horizontal para decorar.

2 de abr. de 2011

Deveres do aluno na escola

Apesar de lecionar na educação infantil, estive pesquisando, e me pergunto será que há tambem direitos e deveres para os alunos?
A resposta: Sim existe, porem é puco falado pelo menos num ambiente de Ed. Infantil.
Então pesquisei sobre algumas e coloco aqui para compartilhar.

  •  É direito do aluno tratar com respeito todos os funcionarios da escola. 
  • Seguir orientações dos professores, auxiliares e estágiarios.
  • Aceitar e participar de todas as atividades propostas pelos professores.
  • Respeitar e aceitar as diferenças entre coleguinhas de sal, da escola e dos funcionarios.
  • Conservar o ambiente escolar e seus materiais devidamente limpos e organizados.
  • Cumprir todo os regulamentos escolares
  • Apresentar-se sempre limpo e ter cuidados , com a higiene corporal ( tomar banho, lavar as mãos,roupas limpas).